Descontrole

O Fanzine de Campinas!

JOHN DO PATO FU – EXCLUSIVO!


A primeira edição impressa do Fanzine Descontrole em Campinas teve o Pato Fu na capa! A banda estreava o álbum “Daqui Pro Futuro” e não tem como negar a falta de profissionalismo do editor do zine na época!

O John aceitou dar uma nova entrevista para a reestreia do Fanzine!

1) O Pato Fu é uma banda de referência do rock 90 no Brasil. Na sua juventude, esperava ser referência do rock nacional? Como era a expectativa do jovem John compositor?

Acho que eu não tinha muitas expectativas como compositor… Mas tinha
em relação às minhas bandas, tentava fazer com que se tornassem
relevantes, tanto nos 80 com o Sexo Explícito ou o Último Número, como
nos 90 com o Pato Fu. Essas bandas não se enquadravam muito nos padrões de sucesso da época, nem mesmo nos padrões do segmento “alternativo”. Sempre fui muito ruim em fazer parte de movimentos, de turmas com alguma unidade estética ou conceitual. Comercialmente, isso não ajuda muito. Mas ser “estranho no ninho” talvez tenha virado nosso charme, acho que rolou uma consistência durante esses anos, e acabamos criando uma história muito boa.

2) Concordo muito com isso, John! Fernanda Takai se tornou uma intérprete da música brasileira e você produziu o último e melhor álbum de sua carreira solo, por favor, fale um pouco sobre “Será Que Você Vai Acreditar?”, o álbum mais Pato Fu da carreira solo da Fernanda!

Esse álbum já estava programado pra ser gravado quando a pandemia
aconteceu. Já estava no processo de pré-produção. Com o isolamento,
resolvemos gravar tudo nós mesmos no estúdio que temos em casa. Toquei
todos instrumentos, e tivemos apenas as participações virtuais de duas
cantoras, Maki Nomiya e Virginie Boutaud. Poderíamos até ter gravado
outros músicos virtualmente, mas acabamos investindo nesse conceito do
isolamento, como uma marca de uma época diferente. Acho que a Fernanda
escolheu um repertório incrível e está cantando como nunca. Pra mim é
muito confortável produzir alguém com quem tenho tanta afinidade e tem
um voz tão marcante. Algumas canções como “Não Creio Em Mais Nada” ou
“One Day In Your Life” já estavam na listinha de desejos dela há bastante tempo, isso deu aquela sensação de que tínhamos que fazer tudo com muito capricho, mesmo tudo sendo gravado só por nós dois.

3) Fernanda soltou no twitter que “Ruído Rosa” foi seu álbum favorito (e tb é o meu). Quero saber qual que é o álbum do Pato Fu preferido do John.

Ah, não sei dizer. Ruído Rosa é um forte concorrente. Preciso de mais
alguns anos e distanciamento crítico pra me decidir. Gosto muito dos que
produzi, então meu julgamento sofre de “impedimento legal”, “suspeição
do magistrado”.

4) Você produziu músicas e álbuns importantes da música brasileira (como o álbum da Zélia) gostaria de saber quem falta pra você produzir!

Falta muita gente! Acho que no momento eu gostaria de voltar a produzir
bandas. Apesar de eu gostar de produzir um som a partir do zero quando
faço minhas coisas, com outras pessoas prefiro trabalhar a partir de
algo que já venha com uma química, com um universo próprio. Bandas têm
muito disso e pessoas que fazem suas próprias pré-produções também.

Deixe um comentário

Informação

Publicado às 17/11/2020 por em Sem categoria e marcado .